No momento, você está visualizando Contabilidade digital faz todo sentido

Contabilidade digital faz todo sentido

  • Categoria do post:Notícias
  • Autor do post:

Nos últimos tempos, a contabilidade sofreu uma aceleração em relação à revolução do mundo digital, que não afetou somente leis e atualização de normas, mas também práticas ligadas a mudanças no cotidiano e à forma e o modelo de se fazer a contabilidade.

Evolução tecnológica somada ao aumento do nível de exigência do empresariado determina a necessidade de entrega de informações muito mais detalhadas e em tempo hábil, por meio de relatórios padronizados impressos em layout e formatação adequada, auxiliando ativamente na administração das empresas e nas tomadas de decisões gerenciais just in time.

A intensificação e utilização de sistemas próprios para os escritórios como o ERPs ou os sistemas integrados reflete ações em que são adotados a escrituração e a transmissão eletrônica de informações pelo governo para a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) além do e Social.

As transformações recentes convergem para a integração dos fiscos, Receita Federal, postos fiscais e Previdência, padronizando as obrigações acessórias, o que pode promover a melhora na eficiência dos processos fiscais e de controle, promovendo ainda, a desburocratização por meio da eliminação de redundância nas declarações e consequentes ganhos e benefícios para as empresas.

O modelo de contabilidade digital é uma tendência para potencializar a dinâmica das empresas, em função da dispensa de mobilidade para promovê-la. Além de reescrever a entrega efetiva do trabalho do contador, já que confere mais independência ao trabalho somado a possibilidade de armazenamento eletrônico automático.

A empresa que opta pelo acompanhamento e assessoria em contabilidade digital tem a vantagem de reestabelecer as atribuições e competências com a efetiva participação do empresário.

A própria contabilidade pode ter ganho em produtividade, e a possibilidade de aumento do portfólio de serviços, melhor organização e gestão do tempo do profissional, já que o contador poderá agir de forma proativa como um consultor devido à agilidade dos processos, colaborando para um melhor desempenho da empresa cliente. Pode haver, portanto, aumento da eficiência e valor do trabalho.

Ademais, o uso intenso das tecnologias e dos meios digitais também faz crescer a necessidade de aumento na segurança das informações para que a integridade dos dados de clientes seja preservada.

Essas premissas apontam para uma nova realidade para as empresas e para contadores e contribui ainda para a aproximação das atividades e relacionamento do contador, com outros profissionais, como administradores, advogados, auditores, entre outros.

Aplicável a todas as atividades, segmentos, independente do porte da empresa, e da opção por uma das modalidades de recolhimento de impostos (lucro real, presumido, Simples nacional), com ou sem empregados, a contabilidade digital reduz custos para empresa, pois se apresenta como opção de assessoria contábil mais econômica, já que pode ser muito mais barata ao empresário.

Faz todo sentido mudar a contabilidade para cultura do mundo digital. Estar treinado e preparado em todos esses processos e ferramentas trará destaque para a sua empresa e equipe no mercado.

Antônio Silva é fundador da Razão Assessoria Contábil, uma empresa de contabilidade voltada para soluções aos seus clientes e usuários e empresa parceira do escritório de advocacia Piantamar & Advogados Associados.
Formado como técnico de contabilidade, graduado como contador, tem também cursos de extensão e especialização para tributos em esfera federal, estadual e municipal. Profissional atualizado para assuntos de e Social e Sped (sistema público de escrituração digital). Além de acumular mais de 30 anos de prática, e vivenciar as rotinas dos empresários com impostos, estoques, sócios, financeiro, sistemas/ERP, empregados, entre outros temas, é profissional competente para contribuir na assessoria em planejamento tributário, consultoria, e na contabilidade que envolvam recuperação de impostos, due diligencia, cisão, fusão, valuation.

Deixe um comentário